quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

10 Mandamentos do Guitarrista Brasileiro - Parte 1

10 Mandamentos do Guitarrista Brasileiro

Estava vendo algumas revistas que peguei na Expo Music 2007, e vi uma revista da Tagima, a TAGmagazine Nº Zero, um catálogo 2007 - 2008 da fabricante de instrumentos musicais. Nele tem um guia escrito por Felipe Machado com o nome "Guia de Sobrevivência do guitarrista brasileiro". No qual vou passar pra vocês.

1 - Aprenda a tocar diferentes estilos

Não existe nada melhor do que tocar rock and roll, mas para ganhar a vida como guitarrista é preciso aprender a driblar o preconceito e ser competente também em outros estilos. A maioria dos grandes guitarristas começou tocando em bandas covers, muitas vezes com repertório variado para agradar a todos os públicos. No início, guarde suas composiç~ees para o seu projeto pessoal. e nunca seja radical.

2 - Monte um estúdio em casa

Computador não serve apenas para conhecer gente na internet: ele é sua porta de entrada também para o mundo das gravações. Antigamente, era impossível gravar um som de guitarra decente se você não tivesse um bom estúdio e equipamento caríssimo. Hoje isto mudou: com uma boa placa de som e bons softwares dá pra tirar um som inacreditável sem sair do seu quarto.

3 - Não fique preso ao mundo real

Não adiantar tapar o Sol com a peneira: é na internet que estão as maiores chances de você divulgar o seu trabalho. Crie um website, invista uma parte do seu tempo trocando idéias em comunidades como Orkut e Myspace e não tenha vergonha de mandar e-mails avisando seus amigos sobre os seus próximos shows. A internet é a mídia mais barata e mais inventada até hoje.

4 - Faça amizade com outros músicos

Como todo campo profissional, a música também depende muitos dos contatos pessoais. No mundo empresarial, isso se chama "networking". Manter o contato com outros músicos não é bom apenas pra trocar idéias sobre técnicas e equipamentos: é das amizades que surgem as melhores parcerias. Quando aquele seu amigo ouvir falar de uma banda que precisa de guitarrista, pode ter certeza que le vai se lembrar de você.

5 - Você nunca será o melhor do Mundo

Você deve fugir de suas coisas pra se dar bem no mundo da música: a arrogância e a inveja. Nunca ache que você é o melhor do mundo, se achar guarde essa opinião pra você. E nunca tenha inveja de um guitarrista que toca melhor que você: eles sempre vão existir. Aprenda com isso: o importante é escolher bons professores e métodos de estudo eficientes.

por Felipe Machado

10 Mandamentos do Guitarrista Brasileiro - Parte 2

Nenhum comentário: