sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

10 Mandamentos do Guitarrista Brasileiro - Parte 2

10 Mandamentos do Guitarrista Brasileiro

Segunda parte da TAGmagazine Nº Zero, um catálogo 2007 - 2008

10 Mandamentos do Guitarrista Brasileiro - Parte 1

6 - Música não é competição

Quando se gastar muito tempo estudando, é normal prestar atenção nos outros guitarristas para comparar as técnicas e, principalmente, a velocidade. Mas não se esqueça que música não é uma competição para ver quem toca mais rápido: jimi hendrix e Eric Clapton vão viver para sempre, ao contrário de guitarristas que imitam uns aos outros e acham que o importante é tocar mil escalas por segundo.

7 - Descubra o seu próprio estilo

É uma das maiores dificuldades para um guitarrista em qualquer fase da carreira é descobrir o seu próprio estilo. Ser influenciado por outros músicos é ótimo: passar a vida inteira copiando seu ídolo é péssimo. Misture suas influências num caldeirão e veja o que vai de lá.
Nunca tenha medo de tentar ser diferente.

8 - Não seja bitolado

Você só pensa em tocar guitarra 24 horas por dia? Pois está na hora de dividir a cabeça com outras formas de expressão artística. Dê um descanso para os dedos e gaste parte do seu tempo com filmes, livros, exposições - toda forma de arte é importante e toda experiência pode se tornar uma nova forte de inspiração musical.

9 - Se quiser ser profissional, pense como um!

Você gosta tanto de guitarra que continuará tocando mesmo sem ganhar um centavo por isto?
Pense bem. Para seguir a carreira de músico é importante pensar como um profissional: sua música é o seu trabalho. Corra atrás de formar de ganhar dinheiro: sessões como músico de estúdio, gravação de jingles, apresentações em bares, teatros e até casamentos... encare a música com profissionalismo e uma hora você terá a oportunidade de mostrar o seu próprio som.

10 - Seu instrumento é o seu melhor amigo

Para ser músico você tem que ter respeito pela música e, principalmente, pelo seu instrumento.
Ele é o elo de ligação entre o que seu coração quer dizer e o seu público vai ouvir. Encare-o com uma extensão do seu corpo, uma parte fundamental de quem você é.
Trate bem a sua guitarra e vocês serão felizes para sempre.
Você deve fugir de duas coisas para se dar bem no mundo da música: a arrogância e a inveja.
Nunca ache que você é o melhor do mundo: se achar, guarde essa opinião para você. E nunca tenha inveja de um guitarrista que toca melhor que você: els sempre vão existir. Aprenda com isso: o importante é escolher bons professores e métodos de estudo eficientes.

por Felipe Machado

2 comentários:

Migotto disse...

Não só para os guitarritas, mas para todos os músicos, de todos os tipos de instrumentos...

Fernando Menezes disse...

qualquer tipo de arte, adaptando o texto, de modo geral é isto.